Empresa

A ORTOPRATIKA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA é uma empresa totalmente nacional que atua no mercado de atendimento pré-hospitalar (APH) desde 1989 nas áreas de indústria, comércio, importação e exportação de materiais médico-hospitalares e Primeiros Socorros, além de equipamentos eletrônicos e educacionais.

Inicialmente, foi constituída por médicos da área de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) focados no desenvolvimento de materiais de qualidade, preocupando-se com o aprimoramento do APH em itens como agilidade e conforto da vítima.

O carro-chefe que revolucionou o mercado de APH foi a TALA MOLDÁVEL (Talafix), utilizada em imobilizações provisórias. Trata-se de uma tala aramada que pode ser moldada de acordo com a forma do membro acometido, evitando-se, assim, manipulações arriscadas potencialmente agravantes do quadro da vítima. Em pouco tempo, tornou-se referência em muitos serviços de emergência pré-hospitalar e intra-hospitalar pela sua praticidade e ótima adequação ao corpo humano.

Sempre buscando inovar, produziu e adquiriu novos produtos ampliando seu leque de opções e, atualmente, fornece diversos kits, bolsas e mochilas completas utilizadas nos principais serviços de emergência pré-hospitalar como o SAMU e o Corpo de Bombeiros. Seu sucesso se estendeu às mais renomadas empresas, muitas mundialmente reconhecidas.

Seus produtos são utilizados nas mais diversas áreas que abrangem o APH:

  • Transporte e imobilização
  • Oxigenoterapia
  • Suporte avançado de vida
  • Resgate em pediatria
  • Bolsas e kits para suporte básico de vida
  • Salvamento em altura
  • Salvamento aquático
  • Gerenciamento de desastres com múltiplas vítimas

Posteriormente, objetivando ampliar sua atuação no mercado de APH e contribuir com a expansão de novas tecnologias, firmou parceria com a divisão de equipamentos médico-hospitalares da PHILIPS, divulgando fortemente o DESFIBRILADOR EXTERNO AUTOMÁTICO (DEA), obrigatório por lei em diversos municípios e estados.

 

Atuando fortemente no setor de treinamento em Primeiros Socorros, firmou parceria com a LAERDAL MEDICAL CORPORATION para distribuição de toda a linha de manequins para cursos de suporte básico e avançado de vida, kits de ferimentos, obtenção de acesso venoso, entre outros produtos fundamentais para a formação do profissional de APH. Fornece também reanimadores manuais de silicone tipo "AMBU", máscaras para ventilação artificial tipo Pocket Mask, aspiradores manuais de secreções, compondo um arsenal amplamente utilizado no cenário pré-hospitalar.

Em 2002, fundou seu centro de treinamento: o COEPEM (Centro Ortopratika de Ensino e Pesquisa em Emergências Médicas). Inicialmente, constituiu-se como um sítio de treinamento do Instituto do Coração (InCor) da Universidade de São Paulo (USP) para ministrar cursos oficiais da American Heart Association, como o BLS, ACLS, PALS, entre outros. A amplitude da área de APH fez com que a demanda por cursos com conteúdo brasileiro e que abordem o trauma aumentasse cada vez mais. Assim, passou a criar cursos próprios nos moldes nacionais sempre buscando atender às necessidades de seus clientes. Seu curso DEA-ENERGIA DA VIDA constituiu-se um sucesso nacional atendendo às mais diversas empresas e instituições capacitando milhares de pessoas a salvar vidas.